Nós, do GRAACC, celebramos hoje, 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída em 1964 para agradecer e sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue. No Brasil, menos de 2% da população é doadora. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa considerada ideal está entre 3%-5% da população.

Doar sangue é um procedimento seguro para o doador e pode salvar vidas. Realiza-se a coleta com materiais descartáveis e equipamentos modernos. Além disso, realizasse o testes nos hemocomponentes doados. Seguindo regras nacionais e internacionais rígidas, para garantir segurança e qualidade do sangue para o receptor.

O Hospital do GRAACC tem um grande consumo de sangue, já que os nossos pacientes podem necessitar de transfusão. Tanto por conta dos tratamentos de alta complexidade (quimioterapias agressivas, radioterapia ou procedimentos cirúrgicos) quanto pela própria doença de base (como as leucemias). Há também pacientes em situações mais críticas, internados na UTI e aqueles submetidos ao transplante de medula óssea. Por sermos um hospital exclusivamente de oncologia pediátrica, a maioria dos pacientes não pode adiar seus procedimentos terapêuticos, mesmo em vigência de uma pandemia, como acontece atualmente com o COVID. “Continuamos atendendo todos os casos novos e pacientes que já estavam em tratamento, mesmo com a demanda de transfusão elevada e diminuição do número de doadores” explica a Dra. Paula G. Guedes Granja, médica responsável pelo serviço de Hemoterapia do GRAACC.

Deste o início da pandemia do novo coronavírus, os estoques de sangue de todo o país seguem críticos devido à queda significativa no número de doações. O Banco de Sangue parceiro do GRAACC (COLSAN), registrou uma queda de 40% no número de doadores no período. Esse déficit prejudica pacientes que eventualmente, necessitem de transfusão.

Por isso, doe sangue e ajude a salvar vidas.

Quem pode doar

– Pessoas em boas condições de saúde com idade entre 16 (autorização do responsável) e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos).

– Pesar no mínimo 50 kg.

– Estar devidamente alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto, legível e emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Segurança em tempos de Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios de doação de sangue em todo o país para reforçar a prevenção contra o novo coronavírus. Os locais destinados à doação de sangue são seguros e frequentados por pessoas saudáveis e estão investindo em cuidados redobrados para garantir a segurança dos doadores (como distância segura entre as cadeiras de coleta, disponibilização de álcool em gel, entre outras medidas).

Para informações dos locais de coleta de sangue, acesse

http://www.colsan.org.br/site/doador/locais-para-doacao-de-sangue.html


Compartilhe:

Corrida e Caminhada GRAACC Inscrições abertas! Participe!

Venha correr pela cura de nossos pacientes! Convide seus amigos e familiares e corra ou...

Como funciona nossa Radioterapia?

“Quero ir na ‘pilização’”. Era assim que Ana, uma das primeiras pacientes que passou pelo...

III Webinar Científico GRAACC

“Leucemias agudas na infância: como identificar e o que fazer?” é o tema do próximo...

Caixa Econômica Federal: nova data para sorteio

Saiba o motivo da alteração de data do sorteio Sorte Acelerada.

Parceiros do GRAACC: Maio/2023

Todos os anos, o nosso hospital atende milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Elas...