A recuperação da função renal é fundamental para muitos pacientes com câncer. Por isso, especializado em casos oncológicos pediátricos de alta complexidade, o Hospital do GRAACC tem mantido os atendimentos mesmo em tempos de pandemia. Para tanto, cumpre  protocolos rígidos para a segurança dos pacientes, acompanhantes e colaboradores.

O tratamento do câncer infantojuvenil não pode ser interrompido e nem adiado. Casos graves, que chegam à UTI, podem ter os rins prejudicados tanto pelo câncer, quanto por infecções. Assim sendo, estes pacientes precisam fazer hemodiálise para filtrar toxinas.  Além disso, há a filtragem de outras substâncias, como os mediadores inflamatórios, que são liberadas no processo inflamatório para recuperar a função renal.

Para estes casos específicos, o GRAACC, referência em câncer, é um dos poucos hospitais pediátricos do país que dispõe de equipamentos de última geração.  Tais aparelhos possuem autonomia de filtragem do sangue de 72 horas, utilizando o mesmo filtro.

“O fato de nossa UTI ser especializada em pacientes oncológicos, possibilita controlarmos as complicações com mais rapidez. Nos casos de infecção muito grave utilizamos o equipamento até a recuperação da função renal. Em alguns casos esse processo pode levar diversos dias. Pela instabilidade dos pacientes graves, não conseguiríamos isso nas máquinas convencionais”, explica a Dra. Dafne Cardoso Bourguignon da Silva, intensivista pediátrica coordenadora da UTI do Hospital do GRAACC.

 


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Webinar Científico Covid-19

Acompanhe todo o conteúdo do evento realizado com a equipe médica do Hospital do GRAACC

Webinar: Efeitos tardios do tratamento oncológico pediátrico

Webinar abordará a importância do acompanhamento preventivo a longo prazo e a vigilância para o...

Nossa paciente do GRAACC celebra cura

Em 2011, chegar aqui, no GRAACC, foi sinônimo de esperança de cura para Bianca. Após...