Médico anestesista do Hospital do GRAACC se veste de super-herói para criar ambiente lúdico no pré-operatório

A ação ameniza a tensão do momento que antecede o procedimento. Criando um ambiente mais descontraído e acolhedor para os pequenos pacientes que tratam de um câncer e precisam realizar uma cirurgia

Já imaginou uma criança ser recepcionada na porta do centro cirúrgico pelo seu personagem favorito no pré-operatório? No Hospital do GRAACC, referência no tratamento do câncer infantil, é assim que o médico anestesista Guilherme Portela Perfeito recebe seus pacientes antes do procedimento.

“A intervenção cirúrgica de um paciente pediátrico é desgastante para toda a família. Sentimentos como medo, apreensão e ansiedade são frequentes e o momento de entrar na sala de cirurgia é quando eles mais estão presentes. O objetivo é que a presença de um super-herói traga mais leveza e magia para esta etapa do tratamento. E o paciente tenha lembranças positivas do processo”, explica Dr. Guilherme Portela.

Anestesista, o médico teve a ideia de se fantasiar de um dos personagens infantis mais queridos pelas crianças depois de passar por situações de tensão com seus pequenos pacientes no pré-operatório.

“Fiquei imaginando como criar uma memória positiva no ambiente hospitalar e acabei escolhendo a figura do super-herói. O intuito é que o paciente oncológico acredite que seu personagem está ali para bater um papo e descontrair o clima antes da cirurgia”, ressalta.

Devido ao rigoroso processo de desinfecção para entrada no centro cirúrgico, Guilherme se caracteriza e recepciona as crianças no hall e em seguida, faz o processo de higienização e troca de roupa para efetuar o procedimento de anestesia. Sua rotina no hospital,  referencia em  câncer infantil, consiste em anestesias para os mais diversos procedimentos cirúrgicos realizados pelo GRAACC: como implantes ou retiradas de cateteres; cirurgias abdominais e ressecções de tumores no abdômen, procedimentos oftalmológicos, cirurgias plásticas, entre outros. Por mês são realizados, em média, 120 procedimentos cirúrgicos no local.

“Somos um hospital de oncologia pediatria que tem como princípio e essência o acolhimento de nossos pacientes e seus pais, sendo referencia em humanização hospitalar. Nos alegra muito quando um médico se propõe a criar ações que possam trazer bem-estar e conforto de absolutamente todas as pessoas que frequentam o GRAACC e que extrapola nossas iniciativas de humanização do atendimento hospitalar. Esperamos que essas iniciativas sejam cada vez mais frequentes nos ambientes hospitalares”, diz Dr. André Negrão, CEO do GRAACC.


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Aconteceu a 20ª edição da nossa Corrida e Caminhada

Milhares de pessoas compareceram ao evento e correram e caminharam pela cura de nossos pacientes...

1° Corrida Virtual GRAACC ajuda crianças com câncer

Até 20 de dezembro você pode se inscrever na 1° Corrida Virtual GRAACC e ajudar...

6º Jantar Italiano

Evento Virtual com renda para o nosso Hospital do GRAACC.