O Hospital do GRAACC possui uma Sala de Simulação Realística para capacitar as equipes médica e multidisciplinar em todas as práticas assistenciais por meio de simuladores realísticos, que respondem como um ser humano às ações praticadas. É um dos poucos centros de oncologia pediátrica no País que utilizam robôs realísticos para treinamento da equipe assistencial.

São simulados nos manequins procedimentos técnicos, como passagem de sonda, punção venosa (injeção de medicamentos diretamente na veia do paciente), intubação orotraqueal (procedimento que introduz um tubo para auxiliar a ventilar os pulmões) e também atendimentos de emergência e urgência, como paradas cardíacas.

Além de intensificar a segurança dos pacientes e profissionais, a sala permite uma maior adesão do conteúdo aplicado nos treinamentos com uma metodologia ativa, baseada em experiência.

No futuro, o GRAACC pretende expandir esse conhecimento para universidades e hospitais públicos, garantindo que outros profissionais da área oncológica pediátrica sejam impactados. Dessa forma, o Hospital do GRAACC se consolida ainda mais como referência no tratamento do câncer infantil, especialmente nos casos de alta complexidade. Além disso, reafirma a sua dedicação no investimento e na promoção e disseminação de conhecimento no país, com o objetivo de difundir técnicas de prevenção e tratamento adequado na oncologia pediátrica.