A sala de simulação realística do Hospital do GRAACC possibilita que funcionários e estudantes de medicina realizem treinamento com o uso de bonecos robôs. O objetivo é de que permeiam as primeiras fases do desenvolvimento humano como: recém-nascido, infância e adolescência. A inteligência aplicada torna possível o aprendizado de profissionais pela prática de diversas situações compatíveis com a realidade do cotidiano hospitalar.

É sabido que existem poucas instituições especializadas de saúde, principalmente no câncer infantil, que realizam este tipo de capacitação. Isto se deve ao fato de que é preciso um grande investimento em avançadas tecnologias com metodologia inovadora de treinamento. Desse modo é possível  atingir melhores resultados no dia a dia dos profissionais que atuam em oncologia pediátrica.

“O treinamento por meio de simulação realística permite um ambiente participativo e de interatividade, utilizando cenários clínicos. Sabemos que o adulto retém mais informações quando vivencia a situação e por isso é tão eficaz, como estratégia de ensino”, afirma Fernanda Ribeiro Araújo Oliveira, Gestora de Educação e Pesquisa do Hospital do GRAACC.

Simulação de Emergências

Suas funcionalidades incluem o uso de algoritmos que geram respostas automáticas. Desta forma permite-se que os profissionais e estudantes estejam inseridos em um contexto de ocorrências e administração de medicamentos. Consequentemente, eles podem  aprimorar suas técnicas em pacientes oncológicos pediátricos com diversos sintomas. Dentre eles podemos citar: crise convulsiva, sangramento, parada cardíaca, alterações neurológicas, sudorese excessiva, entre outras situações. Por fim, a partir da decisão tomada pelo profissional, haverá melhora ou piora do estado clínico do “paciente”.

Desde a inauguração, em outubro de 2017, o setor de Educação Permanente proporciona em média 1,3 mil participações. Desses, podemos citar:  15 treinamentos por ano para enfermeiros, médicos e estudantes no ambiente de simulação realística.

No futuro, o GRAACC pretende expandir o uso dessa metodologia para outras universidades e hospitais públicos. Dessa forma, nós garantimos a contemplação de nossos profissionais da área oncológica pediátrica.

 

Saiba mais – link com https://www.graacc.org.br/simulacao-realistica/


Compartilhe:

Muito obrigado! Inscrições encerradas!

Estamos muito felizes! Seremos mais de 12 mil pessoas correndo e caminhando pela cura do...

Parceiros do GRAACC: Fevereiro e Março | 2024

Todos os anos, o nosso Hospital atende, graças aos nossos parceiros, milhares de crianças e adolescentes...

II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC

O II Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica GRAACC, agendado para 05 a 07 de setembro...

Parceiros do GRAACC: Janeiro/2024

Contamos com o apoio da sociedade, que através de doações, nos ajudam a continuar exercendo...

GRAACC: Transplantes de Células-Tronco Hematopoéticas

Recebemos a certificação da Sociedade Brasileira de Terapia Celular e Transplante de Medula Óssea (SBTMO)...

Congresso Internacional GRAACC

Desde já informamos que os profissionais da saúde da área de oncologia pediátrica têm até...