A sala de simulação realística do Hospital do GRAACC possibilita que funcionários e estudantes de medicina realizem treinamento com o uso de bonecos robôs. O objetivo é de que permeiam as primeiras fases do desenvolvimento humano como: recém-nascido, infância e adolescência. A inteligência aplicada torna possível o aprendizado de profissionais pela prática de diversas situações compatíveis com a realidade do cotidiano hospitalar.

É sabido que existem poucas instituições especializadas de saúde, principalmente no câncer infantil, que realizam este tipo de capacitação. Isto se deve ao fato de que é preciso um grande investimento em avançadas tecnologias com metodologia inovadora de treinamento. Desse modo é possível  atingir melhores resultados no dia a dia dos profissionais que atuam em oncologia pediátrica.

“O treinamento por meio de simulação realística permite um ambiente participativo e de interatividade, utilizando cenários clínicos. Sabemos que o adulto retém mais informações quando vivencia a situação e por isso é tão eficaz, como estratégia de ensino”, afirma Fernanda Ribeiro Araújo Oliveira, Gestora de Educação e Pesquisa do Hospital do GRAACC.

Simulação de Emergências

Suas funcionalidades incluem o uso de algoritmos que geram respostas automáticas. Desta forma permite-se que os profissionais e estudantes estejam inseridos em um contexto de ocorrências e administração de medicamentos. Consequentemente, eles podem  aprimorar suas técnicas em pacientes oncológicos pediátricos com diversos sintomas. Dentre eles podemos citar: crise convulsiva, sangramento, parada cardíaca, alterações neurológicas, sudorese excessiva, entre outras situações. Por fim, a partir da decisão tomada pelo profissional, haverá melhora ou piora do estado clínico do “paciente”.

Desde a inauguração, em outubro de 2017, o setor de Educação Permanente proporciona em média 1,3 mil participações. Desses, podemos citar:  15 treinamentos por ano para enfermeiros, médicos e estudantes no ambiente de simulação realística.

No futuro, o GRAACC pretende expandir o uso dessa metodologia para outras universidades e hospitais públicos. Dessa forma, a instituição visa garantir que outros profissionais da área oncológica pediátrica sejam contemplados.

 

Saiba mais – link com https://www.graacc.org.br/simulacao-realistica/


Compartilhe:

GRAACC é reacreditado com a Joint Commission International

Uma das certificações mais importantes do mundo no segmento de saúde

Doação Premiada

Saiba qual foi o número sorteado na campanha

HOSPITAL DO GRAACC ULTRAPASSA A MARCA DE 800 TRANSPLANTES DE MEDULA ÓSSEA REALIZADOS

Um marco em nossa história! Em março, o Hospital do GRAACC ultrapassou a marca de...